24 junho 2013

Tea Time: Inspiração

 Uma das lendas sobre o
surgimento do chá relata que suas raízes se estendem até 5000 anos atrás, ao governo do Imperador Shen Nong na China.
Tentando solucionar a incidência de surtos epidêmicos em seu reino, ele criou uma lei que obrigava o povo a ferver a água antes de ingeri-la.
Um dia, repousando sob uma árvore, o soberano deixou sua xícara de água esfriando um pouco, e logo percebeu que algumas folhas haviam caído sobre o líquido, dando-lhe um tom castanho. Ao experimentar a bebida, descobriu que ela possuía um sabor aprazível, difundindo assim o cultivo deste alimento entre seus súditos.


Beber chá é tido como um evento social. 
  • Na Índia o chá é tomado no café da manhã e a noite e é chamado de chaai e é servido quente com leite e açúcar. Quase todo o chá consumido é do tipo preto.
  • Na China o recipiente próprio para se beber é importante; o chá branco era bebido em uma tigela escura onde as folhas de chá e a água quente eram misturados com um batedor.  Estas tigelas, cobertas com um verniz especial à base de casca de tartaruga, pintadas com pincel de pelo de lebre são muito valiosas hoje em dia.
  • Na Grã-Bretanha, o chá não é só o nome de uma bebida, mas também uma refeição leve no final da tarde.

  • Nos Estados Unidos, o chá é servido geralmente gelado; o chá gelado é uma bebida comum para acompanhar as refeições ou para se refrescar em várias regiões. Às vezes é servido com limão, e pode ser adoçado ou sem açúcar, variando de cada região. O Sun tea é feito deixando-se água com as folhas para serem aquecidas diretamente pela luz solar, como fonte de calor e demora-se muito tempo para a sua feitura.
Eu não sei porque, mas penso que um dos fatos é a Alice tomar chá com o Chapeleiro Maluco e o Coelho nos filmes/livros é que se criou essa "fantasia" sobre essa bebida. Encontrei várias fotos de meninas tomando chá, vestindo saias, vestidos e acessórios românticos e fofos, de tule, com ar retrô e em tons pasteis. Como se fosse um editorial de moda com o tema "Tea Time". Como eu amo chá,e o tema atual do MM é sobre ele, nada mais justo do que esse post.




Tenho mais imagens pra vocês:








Obrigada por lerem até aqui, até a próxima :*

Print Friendly and PDF

3 comentários:

Não se esqueça de seguir o blog!