02 setembro 2012

Vivienne Westwood: a Rainha do Punk

Obs.: essa é uma biografia super resumida tá gente?!
 Todo mundo conhece Vivienne Westwood não é? Mesmo assim resolvi fazer uma pesquisa e compartilhar os resultados com vocês! Depois da história, fiquei mais fã do trabalho de "Lady" Vivienne. 
 Vivienne Isabel Swire nasceu em 1941, em  Glossop na Inglaterra. Aos 17 anos mudou-se para Londres e se casou com  Derek Westwood, com quem teve seu primeiro filho. 
 Seu segundo marido foi Malcom McLaren, e com ele criou sua primeira loja "Let It Rock" e teve seu segundo filho. Começou então a criar suas próprias roupas, pensando em quem vivia a margem da sociedade.

 Em 1972 a loja passou a se chamar "Too Fast To Live, Too Young To Die". A ousadia de suas roupas começou a se destacar em peças de couro, T-Shirts com estampas eróticas, motivos africanos, acessórios, entre outros


 Devido a uma série de problemas com a justiça mudaram o nome da loja várias vezes, sendo o último "Sex". Suas t-shirts ganharam ainda mais ousadia com mensagens mais explícitas, além de venderem objetos sadomasoquistas. Nesse período, a borracha tornou-se a principal matéria-prima de suas criações.
 Vivienne se apresentava com roupas de couro, t-shirts rasgadas (chamadas por ela de "catalyst-shirts") e acessórios feitos de correntes e cadeados. Nascia aí o conceito punk de se vestir.
 O trabalho do casal começou realmente a se difundir quando Vivienne criou um modelo novo, feito de borracha e vinil vermelhos.
Na mesma época seu marido era produtor dos Sex Pistols, uma das primeiras grandes bandas punks existentes. Como  Vivienne vestia aquela, entre outras bandas, ficou conhecida como "estilista punk", título que é atribuído a ela até hoje.


 Na década de 1980 ela se divorcia e se muda para a Itália, passa a dar aulas na Academia de Artes Aplicadas de Viena, onde conhece seu atual marido Marc Andréas. Terminado seu casamento com McLaren, e com seus horizontes expandidos passa a criar  roupas ligadas a história geral e da moda. Com muito exagero e cores gritantes.
 Em 1981 Vivienne cria sua primeira coleção, Pirates, apresentando looks com cortes inspirados no século XVII e XVIII; mais romântico, com um olhar histórico. 
 Em 1982, após lançar uma coleção de sucesso em Paris, a estilista decide romper a sociedade com Malcolm e abrir sozinha uma loja em Londres. A consagração chega sete anos depois, quando Vivienne é eleita por John Fairchild uma das melhores estilistas do mundo.



Melissa Mini por Vivienne Westwood

Vivienne Westwood para Melissa

2 comentários:

  1. Nathiiii!
    Vivienne é diva s2 Adorei o post e agora to seguindo o blog com o meu próprio blog haha
    Finalmente fiz o dito cujo.
    Se quiser dar uma olhadinha ><

    Bjss amour, to com saudades s2

    ResponderExcluir

Não se esqueça de seguir o blog!